jun 062013
 

Para uso no nosso projeto de partida automática, precisamos de um circuito que nos diga quando o motor atingiu determinado giro, assim, precisamos, em termos técnicos, de um conversor frequência para tensão.

Para o caso há possibilidades diversas:

Circuito Integrado específico para a função (LM2917N-14)

No caso do integrado, temos o LM2917N que é exatamente um conversor frequência para tensão, conforme o datasheet. Consultando em loja local cá de Jundiaí (Codael Componentes Eletrônicos), o componente custa R$9,30, porém está em falta, deve chegar somente no fim do mês…Noutra loja (Compel Componentes Eletrônicos) nem trabalham com o danado. Então podemos concluir que é um daqueles componentes ‘mosca-branca’, que são um saco para encontrar [bqf50.34].

Encomendamos alguns, para testes futuros, vamos tentar, por ora, outra opção.

 

Com transístor comum (BC549)

O esquema com transístor certamente será o mais barato, contudo deve oferecer menos precisão, contudo creio que atenda bem a aplicação do botão de partida automática [edf28.22].

Assim, a lista pronta, vamos às compras (suficiente, espero, para duas unidades):

001

A ideia, depois de montado o circuito, é que ocorra a seguinte situação: Conforme aumentam-se os pulsos na bobina do carro (maior quantidade de giros/maior frequência) aumenta-se a tensão na saída do circuito. Assim, poderemos estabelecer o ponto de corte para desativar o motor de partida – ou outra aplicação – a partir de determinado giro.

001

07/06/2013 – continuação.

Gastos feitos, componentes comprados. Foram R$25,68 nesta primeira etapa.

001 IMG00699

Neste final de semana devemos tentar o primeiro teste do conversor frequência/tensão que funcione bem no automóvel. Lembrando que estamos a projetar para carros antigos, que contam com bobina de ignição, sendo de lá que pretendemos tomar o sinal de giro do motor.

 

 

Custos da brincadeira:

6/6/2013 – 25,68, componentes eletrônicos.

  4 Responses to “Conversor frequência – tensão para motores a explosão carburados”

  1. […] 6/6/2013, vamos atualizar o projeto, criamos um novo post para a criação do ‘monitor de giro‘ para uso neste projeto, tal monitor certamente será a base de muitas outras […]

  2. muito interessante concordo com varios aspectos.

  3. Olá!

    Você terminou o projeto? Compartilha conosco

    • Olá meu caro, ainda não, o tempo está pesando contra, mas devo ter férias em breve, aí vamos matar esse trem e certamente será compartilhado o projeto completo. Valeu a visita.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)