Manifesto Open-Source

 

Apesar da preferência pelos termos em português, não encontramos uma tradução que represente o pensamento Open-Source. Código aberto, Software Livre ou outras alicerçadas nos programas de computador não representam de pleno a ideologia, em verdade fazem parte.

Nosso Manifesto:

1-Cremos que cada objeto deve custar o equivalente aos materiais nele empregados e a mão de obra necessária para construi-lo. O lucro pode (e deve) existir, posto que cada qual precisa de dinheiro para sobreviver, contudo, este lucro deve ser limitado ao razoável;

2-Cremos que o conhecimento deve ser compartilhado, aquele que compartilha o próprio conhecimento nada perde, ao passo que quem recebe ganha muito.

3-Cremos que todos tem conhecimento a compartilhar e todos tem o que aprender.

4-Apoiamos todos os projetos Open-Source e todo o conhecimento que compartilhamos seguem a mesma filosofia.

5-Todo o conteúdo deste site que foi por nós produzido pode ser compartilhado, citado e replicado. Conteúdos que estão neste site que foram produzidos por terceiros tem sua fonte citada e é a tal fonte que deves recorrer para verificar as permissões.

6-Cremos que a filosofia Open-Source e compartilhamento seja a salvação do planeta. Com tal aplicação todos os itens custarão menos e durarão mais, sem patentes, os custos caem assustadoramente e todos poderão ter acesso a itens que hoje são reservados a poucos. O compartilhamento tende a diminuir a necessidade de produção e, por consequência, diminuir a necessidade de extração de recursos naturais.

7-Apoiamos a reciclagem.

8-Agradecemos sua colaboração intelectual e seu apoio.

Projetos Open Source pelo mundo:

Carro Open-Source criado em colaboração: http://www.wikispeed.com/

 

Máquinas Agrícolas open-source: http://opensourceecology.org/

 

WikiHouse, projeto de casa modular open source: http://www.wikihouse.cc/

 

Aula muito bem humorada sobre open-source produzida pelo Leandro Zayd:

 

Em breve mais na lista.

 

 

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)