jun 052013
 

Com a colaboração dos colegas, vamos listar as informações e tentar realizar modificações para reaproveitamento de fontes AT e ATX como carregadores de baterias e até outros usos.

Vamos listar aqui também alguns acessórios que pretendemos construir para ampliar os usos das fontes e evitar que sejam destinadas ao lixo, vamos ao reaproveitamento total!

Assim, este post será uma coletânea de informações e, conforme os projetos forem sendo concluídos, criaremos os projetos específicos para cada tipo de fonte e ou acessório.

Modificando fontes para oferecer 13,8 volts para serem usadas como carregador de baterias automotivas (baterias chumbo ácidas a partir de 20Ah)

Com Circuito Integrado TL494, DBL494, IL494, GL494, SL494, KIA494 e KA7500:

Para estes tipos de integrado, já temos o tutorial pronto, veja no link: http://www.altercom.com.br/blog/carregador-de-bateria-com-fonte-de-computador/

Com Circuito Integrado 2005:

Em fase de finalização do vídeo.

Com circuito Integrado SG6109:

Em fase de pesquisa. Temos o datasheet (baixe aqui) e estamos em busca de algumas fontes com este CI para testes.

Grande dica do colega Vinícius, via YouTube, sobre um fórum em inglês que mostra alteração neste CI, assim que conseguirmos algumas fontes destas, vamos tentar e, funcionando, publicar o tutorial.

Com circuito Integrado WT7520:

Em fase de pesquisa. Temos o datasheet (baixe aqui), estamos aguardando o recebimento de algumas fontes com este CI para testes.

Há um vídeo indicado pelos colegas com modificações em fontes com  este CI, ainda não as testamos mas creio que valha a pena dar uma olhada (em inglês):

Outros usos para fontes de PC

Pretendemos ainda colocar alguns outros projetos para dar destino às fontes:

Cortador de isopor

Em breve.

Pirógrafo

Em breve

Teste para velas de ignição (gerador de alta voltagem)

Em breve

Acessórios para as fontes e carregadores

Controlador de corrente 0 a 5 ampéres para carga de baterias de menos de 20Ah

Em breve.

Controlador de Voltagem, para uso como fonte regulável de 5 ampéres

Em breve.

Automatizador de carga para baterias, ideal para sistemas de alarmes, iluminação de emergência, no-break e ou CFTV.

Em breve.

Led indicador de carga para carregador de baterias.

Em breve.

  5 Responses to “Modificações em fontes de computador AT e ATX”

  1. Tenho uma fonte com o CI sd6109. Pelo que entendi no vídeo do tl494, o objetivo da alteração é enganar o controlador roubando um pouco de tensão que deveria retornar ao pino de controle. Se é isso, creio que a alteração no sd6109 deva ser feita no pino 17, ligando-o ao terra por meio dos resistores. E isso mesmo? O datashit mostra um resistor ligando o pino 16 ao 17. Isso me deixou em duvida se a ligação é simplesmente ligar o 17 ao terra. Se vocês já tem um estudo teórico sobre essa alteração, eu agradeceria imensamente se me mandassem. Claro que sei dos riscos de fazer essa alteração sem um tutorial, já que não tenho grande prática com eletrônica. Uma solda ou outra, mas é só isso.
    Obrigado por compartilhar.

  2. Ola, qndo vai sair o esquema do led indicador de carga para o carregador “494”. Se tiver o esquema e puder me enviar agradeço. Obrigado.

  3. Olá,
    Pois bem, tenho uma fonte com o CI wt7520 que é similar ao 7514l e resolvi seguir sua orientação para ligar o trimpot no pino 14. Soldei um trimpot de 20 k com um resistor de 15k, mas a fonte dá apenas uma piscada, não liga, a tensão não se eleva. O que pode ser?

    O video não está disponivel!

  4. esse é um assunto complexo, difícil entendimento. mais essa matéria explica muito.

  5. Olá.
    Gostaria de saber se tem algum projeto para fonte ATX ligadas em série para aumentar a amperagem para som automotivo?

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)